Reações:
Atividade 3.2
A proposta da aula era conhecer as diversidades linguísticas e maneira de falar de cada indivíduo. Levando em conta, grau de instrução, conhecimentos culturais, região oriunda, entre outros.
Durante conversação prévia, determinada pessoa pronunciou uma palavra em desacordo com as normas cultas da língua portuguesa, gerando com isso intensa discussão à respeito do assunto. Tal acontecimento levou a turma a uma pesquisa de campo para comparar pronúncias diferentes sobre uma mesma palavra. Posteriormente buscaram na internet sobre posicionamento de pesquisadores sobre tema levantado. Finalizando com produção de texto dissertativo para postagem no blog da turma. Sugerimos ainda que o assunto fosse transformado em programa de rádio.
Postado por Rocha Bernadete às 14:41 0 comentários
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no orkut
Links para esta postagem
Reações:
segunda-feira, 27 de junho de 2011
Projeto 2.8
Disciplina
Língua Portuguesa
Ano/Turma:
6º e 8º ano
Tema/Conteúdo a ser abordado:
Criação do blog das turmas produção e publicação dos textos.
Duração (minutos):
8 aulas
Objetivos:
Criar blog como espaço de publicação na internet;
Visitar blogs para compreender sua funcionalidade;
Pesquisar na internet poemas diversos e seus autores;
Utilizar as informações adquiridas para produzir poesias;
Expor os textos produzidos na forma impressa ( mural da escola);
Usar o laptop para digitalizar textos criados;
Orientar caminhos para postagem das atividades;
Publicar no blog poemas produzidos;
Ø
Encaminhamento Metodológico:
O que o professor faz?
O que o aluno faz?
Professor:
Propõe a criação do blog?
Acompanha pesquisa na internet visitas a blogs;
Ajuda na elaboração dos trabalhos e correção dos textos;
Aluno:
Pesquisa e lê poesias de seu interesse;
Produz textos motivados por fatos do cotidiano;
Apresenta oralmente textos produzidos observando rimas e entonação;
Ilustra seus textos de acordo com tema abordado para exposição no mural;
Digita textos para publicar no blog;
Publicar poemas no blog;
Buscar imagens na web para ilustrar poemas;
Recurso(s) utilizado(s):
Lápis , caderno, borracha, papel madeira , papel alcalino, lápis de cor, laptop.
Avaliação da produção dos alunos:
A avaliação dará através da observação, levando em conta a participação e envolvimento dos alunos em todas as etapas.
Blogs
Somosextos.ab
Dosoitavos.ab
Professoras:
Maria Bernadete da Rocha / Silvana Correia da Silva
Postado por Rocha Bernadete às 18:41 0 comentários
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no orkut
Links para esta postagem
Reações:
- Conceito de Hipertexto . 2.3
Hipertexto
O hipertexto é uma obra com várias entradas, onde o leitor/navegador escolhe seu percurso pelos links. Lemos (2002, pag. 130 apud Aquino, online)
Hipertexto é um conjunto de informações interligadas entre si através de links, que possibilita ao pesquisador ampliar seu conhecimento, mostrando-lhe outros caminhos, podendo o mesmo escolher o ambiente desejado para complementar o assunto de seu interesse.
http://www.webartigos.com/articles/63870/1/O-que-e-Hipertexto/pagina1.html
Postado por Rocha Bernadete às 11:24 0 comentários
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no orkut
Links para esta postagem
Reações:
- Hipertexto. 2.2
Explorando o Google, precisamente perguntando o que é o hipertexto, notei que em de 14seg surgiram aproximadamente 515.000 resultado para a busca, ao clicar no endereço desejado deparei-me com várias informações sobre o assunto: como a história do hipertexto, quem o criou e qual sua finalidade. Há ainda links agrupados no corpo do texto onde é possível acessar complementos que auxiliam na compreensão do assunto pesquisado.
Quanto à navegação, é de fácil acessibilidade não há como se perder, pois mesmo o usuário pouco experiente localizará a seta indicando o retorna à pagina inicial.
Postado por Rocha Bernadete às 11:21 0 comentários
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no orkut
Links para esta postagem
Reações:
- Portal do Professor. 2.1
Ao navegar no Portal do Professor verifiquei que há possibilidades de encontrar atividades diversas, separadas por área de conhecimento, série e ainda espaço para postagem de aulas. Aulas estas que são avaliadas garantindo a qualidade do material postado.
Quanto à navegação, é de fácil acessibilidade não há como se perder, pois mesmo o usuário pouco experiente localizará a seta indicando o retorna à pagina inicial.
Ao navegar a deriva deparei-me com assuntos diversificados, percebendo com isso que mesmo não intencionado, é possível encontrar assuntos que podem nos auxiliar nas tarefas diárias.
Postado por Rocha Bernadete às 11:19 0 comentários
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no orkut
Links para esta postagem
Mapa Conceitual. 1.5

- Quem sou eu (professor) neste contexto . 1.2
Sou quem busca aprender, quem tenta descobrir uma maneira de trabalhar de forma agradável e real, acredito ser necessário orientar, para que os mesmos descubram de forma crítica o verdadeiro significado do conhecimento e sua importância para o desenvolvimento do indivíduo e das pessoas que o cercam. Neste contexto, procuro descobrir novos métodos para desenvolver um trabalho significante, onde o mais importante é antes de tudo o “ser”, cuidando para que seus valores sejam preservados. Sou seguramente crente que através da educação o ser humano caminhará para um mundo de crescimento e vitórias, sabendo lidar com as adversidades que por ventura possam surgir ao longo de suas descobertas.
Postado por Rocha Bernadete às 11:09 0 comentários
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no orkut
Links para esta postagem
Reações:
-
O que é ser professor hoje? 1.1
Ser professor hoje requer aprendizagem contínua, não só teoricamente falando, mas um conjunto de saberes que harmonicamente coincidam com as necessidades dos alunos. Quando falamos em aprender, significa compreender o mundo no qual o aluno está inserido, interligar o saber teórico ao que, na prática o educando já está habituado. Ser professor atualmente, é garantir o direcionamento ideal para que nossa clientela se desenvolva de maneira crítica e digna, para que saiba se portar como um cidadão que exija seus direitos e compreenda a importância de cumprir seus deveres.